quarta-feira, 28 de março de 2012

Meu pergolado, onde mantenho as orquídeas

Quando iniciei minha coleção, com o passar dos meses, observei que minhas plantas se mantinham bastante saudáveis, porém não ocorriam novas florações. Nesta época eu as mantinha em um terraço que possue um fechamento de amplas janelas de ferro com vidro. Teoricamente seria uma perfeita estufa, o que sempre ouvimos falar que é um ambiente adequado para as orquídeas. Não posso afirmar que não seja, mas para mim os resultados não eram satisfatórios. Além disso esse espaço começou a ficar pequeno para as novas e constantes aquisições.

Na época já frequentava o Orquidário 4 Estações (Mauá-SP), e em conversa com o Anselmo, proprietário do 4E, expliquei o que ocorria, e como já havia feito algumas pesquisas na internet, conversamos sobre fazer um pergolado ou pérgola. A área que tinha em mente para fazê-lo atendia as principais recomendações do Anselmo: pegar sol pela manhã e ter o lado Sul protegido.

A foto abaixo mostra o início da construção do pergolado.



As fotos a seguir mostram o pergolado pronto, detalhes do mesmo e com as plantas que tinha na época da construção do mesmo (Nov/Dez 2006).




Como podem ver nas fotos acima o pergolado é coberto com tela Sombrite, adequada para orquídeas, e a parte da frente possui quadros revestidos com Sombrite para também filtrar a luz do sol da manhã corretamente. A face Oeste, a única que é totalmente aberta, tem a incidência do sol da tarde, porém não totalmente, graças à construções mais altas na vizinhança.

Após a construção deste pergolado, muito bem executada por um profissional que posso indicar aos interessados, minhas plantas tiveram um desenvolvimento espetacular, com florações regulares. Tenho uma especial preferência por Vandáceas, as quais florescem de 3 a 4 vezes por ano.

Hoje ele está com muito mais plantas, em breve postarei fotos de sua situação atual.

Abaixo duas fotos da situação atual (Julho/2012).


 

3 comentários:

  1. Parabéns! Muito bonito o seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Cara Meire,

    estou iniciando minha coleção de orquídeas e estou na dúvida se construo um ripado ou pergolado, apesar de ambos serem estruturas parecidas. Além disso, gostaria de saber se você utiliza algum sistema de irrigação no seu pergolado, ou usa a mangueira ou pulverizador...

    Obrigado e Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Leandro! Na realidade o pergolado é a estrutura, mas sobre ele há o sombrite. O ripado tem a mesma função do sombrite. Eu entendo que o sombrite é mais prático para manutenção, num caso de troca por exemplo. É importante você levar em consideração os gêneros que cultiva para decidir pela porcentagem do sombrite ou a distância entre as ripas. Genericamente você pode trabalhar com 50% de sombra e adaptar alguns nichos às necessidades de algum gênero específico. Micro-orquídeas, por exemplo, precisam de áreas mais sombreadas. Não tenho nenhum sisitema de irrigação, meu espaço é bem pequeno. Eu rego as plantas quase que diariamente, depende da umidade do ar e do calor, e semanalmente aplico adubo com pulverizador. Boa sorte no seu cultivo!

    ResponderExcluir